Objetivo

O Ensino Fundamental II, que abrange do 6º ao 9º ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores a atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermediam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Avaliação

CRITÉRIOS DE MÉDIA BIMESTRAL

Disciplinas
Critério A
Critério B

LÍNGUA PORTUGUESA

Avaliação do Livro (10,0)
Teste Específico (5,0)
Produção Textual (5,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)
Aval. Nacional COC (10,0)

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

MATEMÁTICA

Trabalho (5,0)
Teste Específico (5,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)
Aval. Nacional COC (10,0)

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

CIÊNCIAS NATURAIS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)
Aval. Nacional COC (10,0)

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

INGLÊS

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

CIÊNCIAS SOCIAIS
ESPANHOL

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

Avaliação Bimestral (10,0)

ARTES

Factual (0 a 10)
Conceitual (0 a 10)
Comportamental (0 a 10)
Atitudinal (0 a 10)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho em Sala (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Comportamento (0 a 10)
Desenvolvimento (0 a 10)
Empenho (0 a 10)

SOMAM-SE AS MÉDIAS DOS DOIS CRITÉRIOS
(QUANDO DOIS) E DIVIDE-SE POR DOIS

Currículo

O currículo da Escola fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e trabalha com a apropriação de conceitos, mais do que com o ato de memorizar conteúdos, levando o aluno ao exercício do pensamento, de relacionar fatos, do desenvolvimento do argumento e da reflexão. Compreender, significar, implicar e pensar, são os objetivos centrais do ato de ensinar-aprender na escola. E isto é aplicado tanto para o aprender-ensinar do aluno, quanto para os professores, uma vez que ambos estabelecem uma relação de diálogo mútuo.

Artes: O ensino de Artes está orientado por três eixos: apreciar, produzir e contextualizar a arte, tonto no aspecto histórico e teórico quanto no aspecto prático.

Ciências Naturais: Das experiências, discussões e comparações aos conceitos, assim é a assimilação do conhecimento da biodiversidade e da tecnologia.

Ciências Sociais: É um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.

Educação Ambiental: Como um processo permanente, a Educação Ambiental contribuirá para que os alunos desenvolvam uma consciência crítica a respeito do Meio Ambiente, adquiram conhecimentos, valores, habilidades e experiências, que os tornarão capazes de agir, na medida de seu desenvolvimento e maturidade, para resolver problemas ambientais presentes e futuros.

Educação Física: A prática de esportes é indispensável à saúde humana, para bem praticá-los sugere-se o conhecimento sobre os mesmos.

Espanhol: O principal objetivo desta disciplina é favorecer a aprendizagem de uma segunda língua como forma de ampliar a comunicação, dando subsídios para que o aluno reflita sobre a importância da língua na cultura dos povos.

Geografia: Aprofunda o conhecimento sobre o mundo em que vive e atua.

História: Conhecer os fatos históricos, entender-se como sujeito histórico e descobrir os tempos históricos é o que define a disciplina.

Inglês: Amplia os horizontes ao permitir um contato com outra língua, um idioma universal.

Língua Portuguesa: Privilegia o falar, o escutar, a narração, dramatização, conhecimento histórico, simulação, leitura diversificada.

Matemática: Nesta disciplina, busca-se a aquisição de competências para as relações de cálculos, problemas e estatísticas cotidianas.

Música: A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, o aluno expressa emoções que não consegue expressar com palavras.

Aulas Extra

Para os nossos alunos do Ensino Fundamental II, oferecemos aulas de Futebol, Esporte Misto, Basquete, Flauta, Xadrez, Coral e Teatro. Estas aulas acontecem em horários contrários ao estudo regular e exigimos do aluno um bom comportamento e comprometimento com a aprendizagem.