Objetivo

O Ensino Fundamental I, que abrange do 1º ao 5º ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermediam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Avaliação

1º ano

Os critérios avaliativos do 1º Ano do Ensino Fundamental I são compostos por Observações Gerais, que compreendem comportamento, convivência, organização, autonomia, socialização, entre outros, e Critérios Específicos de cada Disciplina, que variam em conteúdo e peso, de acordo com os objetivos trabalhados em cada bimestre.

2º e 3ºs anos

Disciplinas
Critério A
Critério B

CIÊNCIAS NATURAIS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

CIÊNCIAS SOCIAIS
ESPANHOL
INGLÊS

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

Avaliação Bimestral (10,0)

ARTES

Factual (10,0)
Conceitual (10,0)
Comportamental (10,0)
Atitudinal (10,0)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Comportamento (10,0)
Equilíbrio (10,0)
Agilidade (10,0)

SOMAM-SE AS MÉDIAS DOS DOIS CRITÉRIOS
(QUANDO DOIS) E DIVIDE-SE POR DOIS

4º e 5ºs anos

Disciplinas
Critério A
Critério B

LÍNGUA PORTUGUESA

Avaliação do Livro (10,0)
Teste Específico (5,0)
Produção Textual (5,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)
Avaliação Nacional COC*

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

MATEMÁTICA

Trabalho (5,0)
Teste Específico (5,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)
Avaliação Nacional COC*

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

CIÊNCIAS NATURAIS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)
Avaliação Nacional COC*

Avaliação Mensal (10,0)
Avaliação Bimestral (10,0)

CIÊNCIAS SOCIAIS
ESPANHOL
INGLÊS

Trabalho (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

Avaliação Bimestral (10,0)

ARTES

Factual (0 a 10)
Conceitual (0 a 10)
Comportamental (0 a 10)
Atitudinal (0 a 10)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho em Sala (10,0)
Tarefa (5,0)
Comportamento (5,0)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Comportamento (0 a 10)
Desenvolvimento (0 a 10)
Empenho (0 a 10)

SOMAM-SE AS MÉDIAS DOS DOIS CRITÉRIOS
(QUANDO DOIS) E DIVIDE-SE POR DOIS

* Nota da Avaliação Nacional COC, maior ou igual a 7,0 (sete), soma-se 1 (um) ponto na média final.

Currículo

O currículo da Escola fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e trabalha com a apropriação de conceitos, mais do que com o ato de memorizar conteúdos, levando o aluno ao exercício do pensamento, de relacionar fatos, do desenvolvimento do argumento e da reflexão. Compreender, significar, implicar e pensar, são os objetivos centrais do ato de ensinar-aprender na escola. E isto é aplicado tanto para o aprender-ensinar do aluno, quanto para os professores, uma vez que ambos estabelecem uma relação de diálogo mútuo.

Artes: A arte veicula leitura de mundo, desenvolve o pensamento através do visual e sonoro. Ensina e traduz a vida. Portanto, a Arte tem como conteúdos o conhecimento da história, a construção da expressão lúdica e a representação pessoal da leitura de mundo.

Ciências Naturais: No estudo de Ciências a criança deve desenvolver a observação e a experimentação, envolvendo o ambiente, o ser humano, a saúde e os recursos tecnológicos.

Ciências Sociais: É um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.

Educação Ambiental: Visando desenvolver uma educação que impulsione à atitudes concretas na relação saudável com o Meio Ambiente, é uma necessidade atual.

Educação Física: O cuidado com o corpo e a preocupação com a saúde é uma constante, por isso o desenvolvimento desta disciplina é essencialmente teórico-prático.

Espanhol: O principal objetivo desta disciplina é favorecer a aprendizagem de uma segunda língua como forma de ampliar a comunicação, dando subsídios para que o aluno reflita sobre a importância da língua na cultura dos povos.

Geografia: Buscamos desenvolver nesta disciplina, o conhecimento do lugar onde vivemos, bem como nossa localização neste espaço.

História: Pretende-se aqui, além da identidade nacional, aprimorar uma identidade social no aluno, como ser que faz história.

Inglês: Desenvolver mais uma língua em nossos alunos é apropriado ao ampliarmos seus raciocínios e formas de comunicação.

Língua Portuguesa: O ensino da Língua Portuguesa está relacionado ao desenvolvimento de quatro habilidades básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Matemática: Através desta disciplina busca-se a formação das capacidades intelectuais, a estruturação do pensamento, a aplicação à situações da vida cotidiana que muito envolvem cálculos e resoluções.

Música: A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, o aluno expressa emoções que não consegue expressar com palavras.

Aulas Extra

Para os nossos alunos do Ensino Fundamental I, oferecemos aulas de Futebol, Esporte Mirim, Flauta, Dança, Xadrez, Coral e Teatro. Estas aulas acontecem em horários contrários ao estudo regular e exigimos do aluno um bom comportamento e comprometimento com a aprendizagem.