O Ensino Fundamental I, que abrange do 1º ao 5º ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.
Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermediam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.
Avaliação
1º ano
Os critérios avaliativos do 1º Ano do Ensino Fundamental I são compostos por Observações Gerais, que compreendem comportamento, convivência, organização, autonomia, socialização, entre outros, e Critérios Específicos de cada Disciplina, que variam em conteúdo e peso, de acordo com os objetivos trabalhados em cada bimestre.
2º e 3ºs anos
SOMAM-SE AS MÉDIAS DOS DOIS CRITÉRIOS
(QUANDO DOIS) E DIVIDE-SE POR DOIS
4º e 5ºs anos
SOMAM-SE AS MÉDIAS DOS DOIS CRITÉRIOS
(QUANDO DOIS) E DIVIDE-SE POR DOIS
* Nota da Avaliação Nacional COC, maior ou igual a 7,0 (sete), soma-se 1 (um) ponto na média final.
Currículo
O currículo da Escola fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e trabalha com a apropriação de conceitos, mais do que com o ato de memorizar conteúdos, levando o aluno ao exercício do pensamento, de relacionar fatos, do desenvolvimento do argumento e da reflexão. Compreender, significar, implicar e pensar, são os objetivos centrais do ato de ensinar-aprender na escola. E isto é aplicado tanto para o aprender-ensinar do aluno, quanto para os professores, uma vez que ambos estabelecem uma relação de diálogo mútuo.
• Artes: A arte veicula leitura de mundo, desenvolve o pensamento através do visual e sonoro. Ensina e traduz a vida. Portanto, a Arte tem como conteúdos o conhecimento da história, a construção da expressão lúdica e a representação pessoal da leitura de mundo.
• Ciências Naturais: No estudo de Ciências a criança deve desenvolver a observação e a experimentação, envolvendo o ambiente, o ser humano, a saúde e os recursos tecnológicos.
• Ciências Sociais: É um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.
• Educação Ambiental: Visando desenvolver uma educação que impulsione à atitudes concretas na relação saudável com o Meio Ambiente, é uma necessidade atual.
• Educação Física: O cuidado com o corpo e a preocupação com a saúde é uma constante, por isso o desenvolvimento desta disciplina é essencialmente teórico-prático.
• Espanhol: O principal objetivo desta disciplina é favorecer a aprendizagem de uma segunda língua como forma de ampliar a comunicação, dando subsídios para que o aluno reflita sobre a importância da língua na cultura dos povos.
• Geografia: Buscamos desenvolver nesta disciplina, o conhecimento do lugar onde vivemos, bem como nossa localização neste espaço.
• História: Pretende-se aqui, além da identidade nacional, aprimorar uma identidade social no aluno, como ser que faz história.
• Inglês: Desenvolver mais uma língua em nossos alunos é apropriado ao ampliarmos seus raciocínios e formas de comunicação.
• Língua Portuguesa: O ensino da Língua Portuguesa está relacionado ao desenvolvimento de quatro habilidades básicas: falar, escutar, ler e escrever.
• Matemática: Através desta disciplina busca-se a formação das capacidades intelectuais, a estruturação do pensamento, a aplicação à situações da vida cotidiana que muito envolvem cálculos e resoluções.
• Música: A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, o aluno expressa emoções que não consegue expressar com palavras.
Aulas Extra
Para os nossos alunos do Ensino Fundamental I, oferecemos aulas de Futebol, Esporte Mirim, Flauta, Dança, Xadrez, Coral e Teatro. Estas aulas acontecem em horários contrários ao estudo regular e exigimos do aluno um bom comportamento e comprometimento com a aprendizagem.